terça-feira, 29 de outubro de 2013

As 5 melhores gastronomias

Tenho certeza que comer bem é um grande prazer da maioria das pessoas, mas muitas vezes não temos tempo, dinheiro ou até mesmo saúde para poder viajar e desfrutar de todos os tipos de gastronomias deliciosas que existem espalhadas por esse mundo tão grande. 
E foi inspirada nesse tema que eu tanto amo que é a comida que fiz esse post: As 5 melhores gastronomias do mundo, na minha opinião.


1- Italiana: Sou amante da comida italiana, do tempero italiano e em primeiríssimo lugar, claro que é a gastronomia italiana! A gastronomia italiana talvez é uma das mais antigas do mundo e ao longo do tempo transformou-se e os ingredientes base atuais (batatas, tomate, pimentas) têm origem no tempo das descobertas. As refeições italianas são caracterizadas pelas várias partes: o antipasto (entrada), o primo (prato de massa ou de arroz), o secondo (prato de carne ou peixe) e o dolce (sobremesa). 
O país das pizzas e pastas também é famoso pelas mais de 400 variedades de queijos, pelos vinhos e pelos 300 tipos de salsicha. Podemos afirmar que é dos poucos países onde é difícil comer mal seja em que região for! 

2- Espanhola: Os espanhóis são os reis das refeições ligeiras e rápidas. Comidas gostosas, divertidas, saborosas e diversificada. Há para todos os gostos e feitos, seja à base de vegetais, carnes ou peixe. O uso do azeite é obrigatório no confeccionar de quase todos os pratos e há muitos restaurantes que o servem também como entrada. É uma gastronomia que têm evoluído e, neste momento, a Espanha é dos países com mais restaurantes com estrelas Michelin e com algum dos melhores chefes do mundo. 

3- Francesa: A comida francesa é bastante diversificada e surpreendente. Desde os grandes festins da revolução francesa que eram utilizadas requintadas técnicas para preparar as comidas e até hoje é considerada uma gastronomia muito requintada. Muitos pratos são autenticas obras de arte, mas há outros mais simples que fazem as delícias dos turistas. Desde a baguete ao croissant, passando pelos queijos e vinhos e terminando nos doces, a cozinha francesa tem para todos os gostos. Só em Paris existem mais de 5000 restaurantes típicos de cozinha francesa, com preços e menus adaptados aos mais variados bolsos e paladares. 

4- Mexicana: Conhecida pela variedade de sabores e pelas especiarias, a cozinha mexicana resulta em grande parte da influência dos conquistadores espanhóis com a cultura asteca. A maioria dos pratos de hoje em dia, são uma deliciosa combinação de antigas tradições astecas, maias, espanholas e francesas. Os pratos mais conhecidos da cozinha mexicana são o guacamole, o taco, o burrito e os nachos.

5- Grega: Influenciada pela cozinha turca e italiana, a gastronomia grega baseia-se no azeite, nos vegetais e nas ervas. Comer na Grécia é uma experiência muito diferente de uma visita a um restaurante grego em outro país, segundo algumas pessoas. O Gyros (parecido com a pita shoarma) por exemplo, é considerado fast food pelos gregos. A cozinha grega atual soube evoluir e é uma viagem de sabores que incorpora as tradições ancestrais deste povo com laivos das últimas tendências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário